Linhas Equipotênciais
em breve postar por completo, mas resumindo...
Linhas equipotenciais
INTRODUÇÃO
As linhas de campo auxiliam a visualização de um campo elétrico. Neste relatório tem como fundamento a observação do comportamento das linhas de campo e linhas equipotenciais gerado num campo elétrico. Vamos estudar o comportamento do campo elétrico, ou seja, veremos como as linhas de campo são formadas para os diferentes casos. Quando uma carga está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico. Portanto, aparece ai uma superfície equipotencial esférica. Podemos também encontrar superfícies equipotenciais no campo elétrico uniforme, onde as linhas de força são paralelas e eqüidistantes. Nesse caso, as superfícies equipotenciais localizam-se perpendicularmente às linhas de força (mesma distância do referencial). A carga elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria. Todo objeto contém cargas elétricas, sendo elas entendidas como positivas e/ou negativas. Quando existe igualdade de cargas, o objeto é dito eletricamente neutro, já quando não existe esta igualdade ele é dito eletricamente carregado. Para se medir a força de atração entre essas cargas, utiliza-se da Lei de Coulomb, que nos possibilita descrever a força de atração ou repulsão entre as cargas.
1.1 Tipos de trabalhos científicos
De acordo com a finalidade a que se destinam, os trabalhos científicos apresentam forma e exigências próprias, embora devam corresponder a uma estrutura fundamental semelhante e seguir procedimentos gerais parecidos.
1.1.1 Trabalhos semestrais
A forma cotidiana de trabalhos científicos acadêmicos consiste em elaborações exigidas por uma ou mais disciplinas como requisito parcial de avaliação semestral. Consiste, via de regra, na apropriação de conhecimento, em forma de revisão, visando