Campo a partir do potencial elétrico
CENTRO DE TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Campo a partir do potencial elétrico
Armando Accioly Paiva
Cleudo de Lima Oliveira
Denys Cavalcante Moura Filho
Jacqueline Jéssica Carvalho Medrado
MACEIÓ
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Campo a partir do potencial elétrico
Relatório do experimento Campo a partir do Potencial Elétrico realizado no laboratório de Física 2, sob orientação da professora Geovana Dresch Webler, como requisito para avaliação da disciplina Laboratório de Física 2.
MACEIÓ
2014
SUMÁRIO
Introdução Teórica
03
Objetivos
04
Materiais e Procedimentos Utilizados
05
Resultados e Discussões
08
Conclusões
12
Referências Bibliográficas
13
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Assim como a terra tem seu campo gravitacional, uma carga qualquer tem um campo elétrico que pode influenciar nas demais cargas nele colocadas. O campo elétrico é um campo vetorial, isso significa que para cada ponto do espaço nele contidos há um vetor, a consequência disso é a força eletrostática que age nas partículas carregadas. Convencionou-se que para a representação do campo eletrico são usadas linhas, que tangenciam os vetores campo elétrico, chamadas de linhas de campo.
Imagine um campo elétrico gerado por uma carga Q, ao ser colocada um carga de prova q em seu espaço de atuação podemos perceber que a força eletrostática passa a agir e, conforme a combinação de sinais entre as duas cargas,a carga q, será atraída ou repelida. Quando uma força eletrostatica age entre duas ou mais partículas de um sistema podemos associar uma energia potencial elétrica ao sistema, dada por:
Essa energia potencial elétrica terá efeito em qualquer partícula carregada colocada dentro do campo elétrico formado pela carga Q. Portanto o campo elétrico passa a ser relacionado