Campo eletrico
SÃO CAETANO DO SUL
2011
CAMPO ELÉTRICO.
Resumo: Este relatório tem como o objetivo estudar o Campo elétrico. Determinando: as superfícies equipotenciais na região entre duas distribuições de cargas, campo elétrico a partir do potencial elétrico, características do campo elétrico e potencial elétrico dentro de um condutor em forma de coroa. Além de interpretar a expressão dv/dl e representar em gráficos a relação entre potencial elétrico e campo elétrico pela distância. A partir de um circuito pré-determinado, constituindo eletrodos, fonte de tensão entre outros componentes, foram obtidos valores de potenciais elétricos iguais para traçar o gráfico do potencial em função da distância. Através deste foram traçados os gráficos do campo em função da distância.
Palavras-chave: Campo elétrico; Potencial elétrico;
1. INTRODUÇÃO
O conceito de campo elétrico surgiu da necessidade de explicar a ação de forças a distância. Podemos dizer que o campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q) nessa região tal carga é submetida a uma força elétrica F.
O campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).
É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente.
Para definir, matematicamente, o campo elétrico é necessário definirmos uma grandeza física que o represente. Esta grandeza é o vetor campo