PRÁTICA I – Aspectos Cinéticos da Reação de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio Catalisada por Cloreto de Ferro (III).
Cinética Química
PRÁTICA I – Aspectos Cinéticos da Reação de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio Catalisada por Cloreto de Ferro (III).
Departamento de Química
Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Minas Gerais
Março de 2014
ÍNDICE
página
I. Introdução 3
II. Objetivos 6
III. Metodologia 6
IV. Resultados e Discussão 7
V. Conclusão 11
VI. Referências Bibliográficas 12
I – Introdução
O peróxido de hidrogênio, de fórmula H2O2, é um líquido incolor, viscoso e um poderoso agente oxidante. Foi identificado e isolado pela primeira vez em 1818 a partir da reação de hidróxido de bário com ácido nítrico por Louis-Jacques Thenard e Louis Joseph Gay-Lussac. Em 1863 confirmou-se sua presença na água da chuva, e, em 1894, através da destilação a vácuo, Richard Wolffenstein conseguiu obter em uma concentração de 100%.
O peróxido de hidrogênio, quando em solução aquosa, é conhecido popularmente como água oxigenada. Durante a Segunda Guerra Mundial a água oxigenada desenvolveu um importante papel salvando a vida de milhares de soldados. Na década de 1920 cientistas a desenvolveram com o intuito de se obter um produto que pudesse combater processos infecciosos em soldados durante as batalhas e que fosse barato, de fácil manuseio e transporte. A água oxigenada se decompõe em água e