calçadas
MAYCON RICK FERREIRA DA SILVA
ACESSIBILIDADES EM CALÇADAS E PASSSEIOS
CARUARU
2012
MAYCONRICK FERREIRA DA SILVA
ACESSIBILIDADES EM CALÇADAS E PASSSEIOS
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO REFERENTE À ACESSIBILIDADE EM CALÇADAS E PASSEIOS, APRESENTADO ÀO PROFESSOR MARTÔNIO JOSÉ MARQUEZ FRANCELINO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA, PARA ANÁLISE TÉCNICA DO CERTAME.
CARUARU
2012
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO..............................................................................................04
ANÁLISE...........................................................................................................05
ANEXOS............................................................................................................07
APRESENTAÇÃO
Nesta consta uma situação problema referentes aos espaços transitáveis de pedestres em avenidas e ruas. A acessibilidade para as pessoas é essencial tornando assim prático e viável o fluxo de veículos e pessoas em uma determinada cidade.
ANÁLISE
De acordo com a NBR 9050 da ABNT, far-se-á métodos e critérios técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificação, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
1.0_ Acessos e circulação
1.1_Pisos
Os pisos devem ter superfície regular, firme, estável e antiderrapante sob qualquer condição, que não provoque trepidação em dispositivos com rodas (cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê). Admite-se inclinação transversal da superfície até 2% para pisos internos e 3% para pisos externos e inclinação longitudinal máxima de 5%. Inclinações superiores a 5% são consideradas rampas e, portanto, devem atender a 6.4. Recomenda-se evitar a utilização de