Calçadas
FTCE – Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas
Introdução a Engenharia Civil
Calçadas
São Paulo
2012
Calçadas
Introdução a Engenharia Civil – Universidade São Judas Tadeu
São Paulo, 02 de Maio de 2012.
RESUMO
O presente relatório tem como foco estudar e avaliar a acessibilidade de passeios públicos, visando detectar as condições de transito seguro para adultos, crianças, idosos, cadeirantes, pessoas com deficiência visual e etc.
Para o estudo foi escolhido a calçada de minha residência, localizada no bairro Jardim Independência, situado na zona leste da cidade de São Paulo.
O estudo tem como intuito avaliar se a calçada se encontra dentro dos padrões de mobilidade impostos pela Prefeitura de São Paulo, através da Lei nº 15.442 que estabelece um novo padrão de fiscalização para as calçadas da cidade de São Paulo.
Se um passeio ou praça pública é acessível a uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, podemos afirmar que qualquer cidadão conseguirá usufruir deste espaço.
A conquista da acessibilidade, que a princípio serviria para atender a pessoas com deficiência, beneficia a população, sendo, portanto, uma conquista de toda a sociedade.
IDENTIFICAÇÃO DA CALÇADA:
Proprietário do imóvel: Randolfo Belarmino Teixeira
Endereço: Rua Dario Meira, nº 252 – Jardim Independência – São Paulo/ SP
AVALIAÇÃO
Características que atendem as exigências do Decreto 45.904:
* Tamanho superior a 1,20 m. * Inclinação transversal inferior a 2%. * Não possui obstáculos de tráfego humano (Ex: postes, arvores, bancos, orelhões e etc). * Faixa de serviço superior a 70 m.
Características que não atendem as exigências do Decreto 45.904: * Revestimento em pedra Miracema, que apesar de antiderrapante tem superfície irregular.
RESULTADO FINAL
Diante da analise feita conforme a condição de padronização exigida pela Lei 15.442 e Decreto 45.904 cheguei a conclusão de que há