Um olhar antropológico sobre a questão da pobreza bo brasil.
um olhar antropológico sobre a questão da pobreza bo Brasil.
Goiânia
2010
ANALUCIA BATISTA HERRERA FONTINELLI
DEUSA BARBOSA DOS SANTOS CHAGAS
MARIA DE FÁTIMA CARDOSO
NADIR COSTA TEIXEIRA DE SOUSA
SUELIALMEIDA BATALHIONE
VERÔNICA AVELINO
um olhar antropológico sobre a questão da pobreza bo Brasil.
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Profª. Giane Albiazzetti
Goiânia
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A Realidade no Brasil 4
2.1.1 Pobreza Relativa X Riqueza Relativa..................................................................5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO A Antropologia contribui diretamente com o estabelecimento de leis, de proteção a diversidade sócia cultural. A antropologia ensina a pensar a humanidade formada pelo ser que compartilha uma mesma e única certeza.
O conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a antropologia física ou biológica (aspectos genéticos e biológicos do homem), antropologia social (organização social e política, parentesco, instituições sociais), antropologia cultural (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e arqueologia (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos).
Compreender e definir, a natureza humana em relação à diversidade sócia cultural é o intuito da antropologia. A antropologia é uma ciência que estuda as classes humanas, na sua totalidade, procurando entender os modos, as dimensões biológicas, sociais e culturais. O que resulta desta interação é uma ciência que nos ajuda a lidar com as diferenças das pessoas na sociedade.
O assistente social vai deparar com muitas dessas diferenças, com as pessoas na sociedade. A antropologia nos dá o entendimento de que temos que lidar, falar sem fazer diferenças de classes. O assistente