Teoria da administraçao
José Carlos Fontes*
O PNQ, Prêmio Nacional da Qualidade, é uma metodologia de premiação baseada no Malcolm Baldrige National Quality Award americano, o qual originalmente se baseou no Prêmio Deming, japonês, e que visa induzir qualidade Classe Mundial nas empresas, levando-as ao estado da arte da gestão de seus desempenhos.
O Prêmio Nacional da Qualidade materializa a idéia de que se busca atualmente não apenas a Gestão da Qualidade, mas a Excelência da Gestão.
O PNQ é competição não contra normas, mas contra empresas de ótimas gestões; tem muito cuidado com as confidencialidade e privacidade das concorrentes.
A ISO 9001 exige apenas o mínimo do processo certificável, garantindo apenas a repetitibilidade do mesmo; o PNQ exige o máximo (descrição de funcionamento, metas, resultados, benchmarks, tendências etc) de todos os processos e da gestão da empresa, garantindo às premiadas uma gestão de Classe Mundial.
O PNQ é um modelo de melhoria contínua, ou seja, fornece método que deve ser usado ao longo dos anos, com o qual a empresa vai melhorando sua gestão de forma ao mesmo tempo intensa e gradativa.
O PNQ visa também divulgar práticas de gestão bem-sucedidas, objetivando o benchmarking.
O PNQ submete a empresa a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por Examinadores capacitados pela Fundação Nacional da Qualidade, guiados por um rigoroso Código de Ética, obtendo-se ao final do processo um detalhado Relatório de Avaliação.
O PNQ visa até premiar as gestões de Classe Mundial.
A organização recebe Avaliação externa e independente, utilizando critérios reconhecidos mundialmente, realizada por examinadores competentes, com investimento mínimo, viabilizando ações objetivas de melhoria da gestão.
Tal análise proporciona uma profunda Avaliação da Gestão, além de medir o progresso e identifica e reforça os pontos fortes, abrindo novos caminhos para avaliar fornecedores, clientes, parceiros e até