Calçadas
Sua importância é tão grande que afeta diretamente todas as áreas de da vida social como o trabalho, o lazer, a saúde, a educação e também o turismo. Mesmo utilizando de vários transportes de locomoção, é difícil espcapar totalmente dela, pois sempre há um pedaço de calçada que precisamos percorrer. Por menor que seja o erro na calçada, poderá gerar um grande problema urbanístico e de acessibilidade.
Numa cidade acessível, o direito à utilização de espaços públicos, ao transporte e às edificações deve ser garantido não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. Isso significa que a adoção de parâmetros de acessibilidade nessas estruturas, vai contemplar tanto as pessoas com deficiência quanto as com mobilidade reduzida, como idosos crianças e gestantes. Um dia todos nós já fomos crianças, seremos idosos, e as muleres foram ou serão gestantes, portanto a acessibilidade nãoe está comtemplando apenas pessoas deficientes, mas toda a população.
O que é uma calçada ideal?
A calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos. A calçada é o caminho que nos conduz ao lar. Ela é o lugar onde transitam os pedestres na movimentada vida cotidiana. É por meio dela que as pessoas chegam aos diversos pontos do bairro e da cidade. A calçada bem feita e bem conservada valoriza a casa e o bairro. A calçada ideal melhora a qualidade de vida das crianças, dos trabalhadores, da gestante, dos idosos, dos pedestres que têm pressa e também daqueles que a usam para passear. A calçada ideal respeita as pessoas com mobilidade reduzida porque garante a oportunidade de acesso a todos os