Controle ON Off de uma Planta de Nível
Engenharia de Controle e Automação
C310-7TG
Berilo Júnior
Controle On-Off de uma planta de nível, com o simulador Artan +
Belém
2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Engenharia de Controle e Automação
C310-7TG
Berilo Júnior
Controle On-Off de uma planta de nível, com o simulador Artan +
Trabalho de pesquisa referente à disciplina Controle de Processos, ministrada pela professora Rejane Araújo, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.
Belém
2012
1- Introdução
Os controladores são dispositivos que analisam o erro e tentam corrigi-lo. Eles comparam o set-point com o valor do processo e determinam, através do algoritmo de controle, o valor da correção na saída do controlador, para que o valor do processo se aproxime do valor desejado.
O controle mais simples é o On-Off, que consiste em apenas duas posições, indo de um extremo ao outro, ou seja, ligado-desligado,alto-baixo, aberto-fechado. A variável de controle é rapidamente mudada para o valor máximo ou mínimo, de acordo com o estado da variável controlada, fazendo com que ela oscile continuamente em torno do valor desejado (set-point).
O controle de processo do tipo On-Off provoca oscilações no processo, não anula o erro de off-set e pode ser utilizado em aplicações onde a variável a ser controlada possui um tempo de resposta muito lento.
2- Objetivo
O procedimento experimental na planta de controle de temperatura tem o objetivo de possibilitar a execução da ação On-Off, a visualização dos efeitos reparadores do tipo de controle de processo utilizado, o manuseio do Artan + e o manuseio da planta de controle de temperatura. O Artan é um programa usado para a simulação e testes de malhas de controle, permitindo observar a operação do sistema progressivamente.
Permitindo um