Calorimetria
1. INTRODUÇÃO
Calorímetro: é um sistema fechado que não permite trocas de calor com o ambiente semelhante à garrafa térmica. No calorímetro, utilizado para estes experimentos, o vaso interno é uma lata de alumínio de refrigerante, para eliminar a propagação do calor por radiação e um recipiente de isopor para eliminar a propagação do calor por condução.
Capacidade térmica ou capacidade calorífica: fornecendo a mesma quantidade de calor para uma massa m de água e para outra massa três vezes maior de água, 3 m, observa-se experimentalmente que para que tenham a mesma variação de temperatura é necessário fornecer uma quantidade de calor três vezes maior para a de massa 3 m que para a de massa m. Temos, portanto, que a quantidade de calor é diretamente proporcional à variação de temperatura. A constante de proporcionalidade é denominada capacidade térmica.
Notação: C = Capacidade térmica ou capacidade calorífica Q = C Δ T C = Q / Δ T
A capacidade térmica mede a quantidade de calor necessária para que haja uma variação unitária de temperatura e está relacionada diretamente com a massa do corpo.
Unidade de Capacidade Térmica: 1 cal / oC
Unidade de Capacidade Térmica - Sistema Internacional de Unidades: 1 J / oC
Equivalente em água de uma substância: é a quantidade de água que apresenta o mesmo comportamento térmico de uma massa qualquer de outra substância. Numericamente é igual à capacidade térmica da substância.
Exemplo 1: a capacidade térmica de 100 g de cobre é igual a 9,3 cal/ oC
O equivalente em água é 9,3 g
Significa que 9,3 g de água têm o mesmo comportamento térmico que 100 g de cobre.
Capacidade calorífica específica: se fornecermos a mesma quantidade de calor para diferentes substâncias com massas iguais, estas