História
Pré-história: do surgimento do ser humano até o aparecimento da escrita (4000 a.C.). Contrariando o termo o ser humano é um ser histórico desde o seu surgimento no planeta.
Teorias da origem do ser humano:
Criacionismo; criação especial de Deus.
Evolucionismo; acreditasse que o ser humano tenha um ancestral comum com os macacos onde o mesmo evoluiu por dois caminhos, um originou os macacos e o outro o ser humano. Originando na África e depois se deslocando para a Ásia, Austrália, Europa e América.
Os Hominídeos (família biológica do ser humano) tinham duas ramificações principais: a dos Australopitecos que já extinguiram e o gênero Homo que evoluiu originando o ser humano atual.
Homo habilis, construiu os primeiros instrumentos de pedra e madeira, era carnívoro e também comia vegetais além de ter um cérebro menor. Viveu na África.
Homo erectus, utilizavam o fogo, tornaram-se onívoros (comiam vegetais e animais), caçavam sistematicamente e tinham padrão definido para a construção de instrumentos. Da África dispersaram-se pela Europa e Ásia.
Homo neanderthalensis, já possuíam linguagem falada, praticavam rituais e cuidavam de idosos e doentes, possuíam cérebro grande possivelmente eram mais fortes que as pessoas de hoje. Desenvolveram um perfeito controle das mãos favorecendo a construção de instrumentos como facas e lanças.
Homo sapiens sapiens, vivem na África, Ásia, Europa e migrou para América. Possuem a consciência reflexiva, linguagem falada e escrita, técnica, capacidade de expressão artística e senso de moralidade. Evoluíram sua vida sendo também, além de caçadores e coletores, agricultores e pecuaristas. Desenvolveram centros urbanos.
Pré-história se divide em dois períodos (de acordo com o pesquisador John Lubbock):
Paleolítico, predominava a sociedade dos caçadores e coletores nômades que se deslocavam constantemente de uma região para outra quando os alimentos da mesma se esgotavam. Foi no final desse período que descobriram o fogo,