calor
Mas quando falamos de exposição ao calor no ambiente de trabalho, devemos considerar alguns fatores pessoais como a idade, peso, estado físico, condições orgânicas e aclimatação ao calor.
Nosso organismo tem mecanismos de defesa contra o calor, que são os mecanismos termorreguladores, a transpiração, por exemplo, é um meio que o organismo utiliza para manter a temperatura corporal interna estável, o corpo reage às altas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea, e assim perdendo o excesso de calor através da pele.
Para entendermos um pouco melhor, a termorregulação pode ser entendida como um conjunto de mecanismos que permitem regular a temperatura corporal interna de um organismo, de forma a mantê-la dentro de valores compatíveis com a vida quando a temperatura do meio externo varia. Existem dois tipos de termorregulação, a fisiológica e a comportamental.
Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo. Calor não é uma propriedade dos sistemas termodinâmicos, e por tal não é correto afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e tão pouco é correto afirmar que um corpo "possui" calor. Os corpos (ou sistemas) possuem energia interna, essa composta por duas parcelas, a energia térmica e a energia potencial (energia química). Os conceitos de energia interna ou mesmo de energia térmica não devem jamais ser confundidos com o conceito de calor; que implica sempre energia térmica em