Calor
Disciplina de Física e química A
Professor José Ramos
10ºA – Turno 2
Mação, 21 de Junho de 2011
Introdução
Neste trabalho vamos analisar a evolução da palavra a que damos o nome hoje de calor e que para sua definição foi sofrendo algumas alterações ao longo dos tempos.
Para tudo no nosso planeta existiu evoluções desde a antiguidade. A evolução do homem, que foi uma das maiores evoluções, foi das mais necessárias para o desenvolvimento de determinadas teorias existentes na história do mundo. Também essa evolução foi importante para a evolução do tema calor que vamos falar, pois varias pessoas contribuíram para uma ideia final, ou melhor dizendo para a ideia que pensamos agora ser a mais correcta, e que daqui a alguns anos ou talvez séculos poderá já te sofrido a ocorrência de mais teorias, mas agora limitemo-nos aos factos já ocorridos, que será mesmo o que podemos referir. Para se chegar à ideia que agora temos de calor foi necessário a investigação de diversas pessoas que depois a última tendo o conhecimento de todas ou das mais importantes teorias anteriores formou uma teoria mais aceitável, que agora constitui as nossas vidas.
Desenvolvimento
Depois da descoberta do fogo pelo Homo erectus, há cerca de 400 mil anos, que o passou a usar para se aquecer quando tinha frio, para a construção de armas, para a caça, para se defenderem dos seus inimigo e principalmente para cozinharem os alimentos. Mas foi já no tempo do Homo Sapiens Sapiens que se começou a tentar compreender a origem do fogo.
Os filósofos gregos antes de Sócrates tentaram descobrir o elemento essencial da natureza, o que causou algumas discórdias pois as opiniões passavam pela água, pelo ar, pela terra e por fim também o fogo. Também Empédocles de Akragas pensava que eram esses quatro os elementos naturais, pois considerava que com uma combinação adequada dos mesmos formaria tudo o resto da Natureza. Para Platão que defendia os quatros