calor
Prof. Alysson C. Beneti
1. Em uma sala existem mesas, um sofá, um tapete e uma pessoa. Diga quais destes elementos possuem temperatura a) maior; b) menor; c) igual à temperatura do ar na sala.
2. Quando alguém tem febre, é comum utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura corporal. Muitas vezes as pessoas têm medo de deixá-lo por muito tempo em contato com a pele, alegando que quanto mais tempo ele ficar em contato com o corpo, mais quente ele ficará, medindo assim, uma febre ainda mais intensa. Explique se esse raciocínio está correto ou não.
3. As tampas de metal de potes de vidro são mais fáceis de serem abertas quando o pote todo é imerso em água quente. Isso ocorre porque:
a) a água quente lubrifica as superfícies em contato, diminuindo o atrito entre elas.
b) a água quente amolece o metal, fazendo com que a tampa se solte.
c) o metal dilata-se mais que o vidro, quando ambos sofrem a mesma variação de temperatura.
d) o vidro dilata-se mais que o metal, quando ambos sofrem a mesma variação de temperatura.
4. Em dias frios, é muito comum que se utilize coloquialmente a seguinte expressão: “Vou vestir uma malha de lã para me aquecer”. Escolha a expressão abaixo que melhor traduz a intenção da frase em termos físicos.
a) A lã é um dos tecidos mais quentes que se conhece
b) A lã se aquece mais rapidamente que os demais tecidos
c) A lã tem mais calor acumulado que os outros tecidos
d) A lã é um bom isolante térmico
e) A lã é impermeável
5. Explique a diferença entre os conceitos de calor e temperatura. Ilustre com um exemplo.
6. (ENEM/2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e a temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar