Calor
O que é o calor?
Ao utilizarmos um termômetro para realizar a leitura da temperatura de um corpo, o que de fato o termômetro nos informará é sua própria temperatura. Por exemplo, quando um termômetro clínico está em contato com nosso corpo, cuja temperatura desejamos conhecer, a energia fluirá entre nossa pele e o termômetro até que suas temperaturas se igualem e o equilíbrio térmico se estabeleça. O fato da temperatura entre dois corpos atingirem a mesma temperatura é conhecido como Lei Zero da Termodinâmica. Se conhecermos a temperatura do termômetro, então conhecemos a temperatura do corpo com o qual ele esteve em contato.
Ao realizarmos o contato entre dois corpos haverá uma transferência espontânea de parte da energia interna do corpo mais quente para o corpo mais frio. É bom ressaltar que nenhuma substância material fluiu entre os corpos e sim que a agitação térmica do corpo quente se propagou progressivamente aos átomos ou moléculas do corpo frio.
A energia que é transferida de um corpo para outro por causa de uma diferença de temperatura entre eles é chamada de calor.
Esta transferência de energia continua até que as energias internas dos dois corpos se igualem, ou seja, até que os corpos atinjam a mesma temperatura (equilíbrio térmico).
Comentários
1) Uma vez que a energia tenha sido transferida para o corpo frio, ela não mais deve ser chamada de calor. Depois que foi distribuída entre as moléculas, ela agora é energia interna.
2) É importante chamar a atenção para o fato de que a energia interna de um corpo pode aumentar sem que o corpo receba calor. Por exemplo, esfregando as duas mãos uma contra a outra, a temperatura das mãos aumenta porque foi realizado trabalho mecânico (força e movimento).
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Esta transferência de calor pode acontecer de três maneiras diferentes, por condução, convecção ou irradiação.
Condução:
É a transmissão do calor de molécula para molécula de um determinado corpo.