Calor
Minas Gerais
Unidade Contagem
Técnico em Controle Ambiental
Temperatura e Calor
Contagem, Julho de 2014
Objetivos
Compreender os conceitos de temperatura e calor e relacioná-los com a linguagem comum;
Discutir a diferença entre sensação de quente e frio e o conceito de temperatura;
Perceber a relação de concentração e conceitos científicos de mesmo nome;
Discutir a relação entre calor e a diferença de temperatura por meio de cálculos;
Aplicar os conceitos de calor e transformações.
Introdução
O conceito de calor já é utilizado pela população pelo senso comum. Em pleno verão as pessoas costumam reclamar da temperatura: "Que calor!” E vestem roupas leves a fim de diminuir o calor; sendo uma maneira incorreta de expressar, assim fazem com que os conceitos de calor e temperatura sejam considerados iguais.
O conceito ainda se vê apegado à idéia do calórico. Essa idéia já foi aceita por muitos cientistas no passado, que consideravam que os corpos possuíam no seu interior uma substancia fluida invisível. Um corpo com maior temperatura possuía assim mais calórico comparado com um corpo de menor temperatura. Lavoisier, por exemplo, colocava o calórico como uma das substancias elementares.
Hoje sabemos que a substancia pode armazena energia, mas não contem calor. A teoria do calórico foi ultrapassada, quando pensava o calor como energia e ainda não explicava o aquecimento de objetos por outra maneira a não ser o calor, por exemplo, o atrito.
Foi o físico alemão Hermann Von Helmholtz que, em 1847, estabeleceu a definição de calor como fonte de energia, afirmando que para todas as formas de energia há o equivalente em calor. Construindo um aparelho com materiais simples, mediu a quantidade de energia mecânica necessária para elevar por agitação a temperatura de certa quantidade de água, e por comparação, estabeleceu o equivalente mecânico do calor.
Temperatura e calor são