just in time
Aplicação do sistema Just in Time nos sistemas produtivos.
2. INTRODUÇÃO
O Just in Time (JIT) é uma ferramenta de gestão da produção que tem como proposta a reorganização do ambiente produtivo de acordo com o entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.(AUTOR,ANO)
Porém o JIT não se encaixa perfeitamente em qualquer sistema produtivo, sendo esse o motivo pelo qual será feita esta pesquisa.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
Como adequar o JIT em qualquer sistema produtivo?
3.1 HIPÓTESES
- O trabalho com a demanda estável é mais adequado para a aplicação do JIT em um sistema produtivo.
- É necessária a divisão da empresa, de modo que em cada filial seja produzido um determinado tipo do produto, diminuindo assim a variedade de produtos a serem produzidos apenas em um sistema produtivo.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a utilização do JIT em um sistema produtivo de modo a melhorar a produtividade da empresa.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar o risco de variações de demanda em curto prazo.
Identificar se a redução de lotes em apenas um sistema produtivo, faz com que haja menos variações de produção.
5. JUSTIFICATIVA
Muitas empresas buscam, cada vez mais, utilizar métodos e ferramentas de gerenciamento para poder melhorar a sua produtividade, gerando mais lucro. Uma dessas ferramentas é o Just in Time (JIT) que busca:
- Uma produção sem estoques; - Eliminação de desperdícios; - Manufatura de fluxo contínuo; - Esforço contínuo na resolução de problemas; - Melhoria contínua dos processos.
Porém, existem limitações na aplicação do JIT que acabam atrapalhando o processo produtivo e não efetivando o verdadeiro propósito da aplicação desta ferramenta. Segundo Corrêa (1993), as