Assiduidade e pontualidade
RESUMO
Neste artigo são apresentadas as características da pontualidade e da impontualidade e suas consequências para as consciências que as praticam. Não se pretendeu esgotar as discussões sobre esse polêmico tema. No entanto, puderam-se trazer à luz, algumas conclusões, referentes ao processo de se julgar o desempenho e o comportamento de pessoas/trabalhadores por meio de um estudo de caso.
INTRODUÇÃO
Motivação
A pesquisa deste tema foi motivada pela melhoria da convivência sadia dos autores com trabalhadores impontuais e não assíduos, partindo-se do princípio que, através da compreensão das possíveis causas desse padrão de manifestação, é possível a convivência em clima de maior harmonia.
Objetivo
Este artigo objetiva apresentar as possíveis causas e consequências da assiduidade e pontualidade, bem como indicar técnicas auxiliares.
Método
Para estudar esse tema foram realizadas pesquisas bibliográficas.
Estrutura
O presente artigo encontra-se estruturado nas seguintes seções:
I. Pontualidade e assiduidade;
II. Possíveis causas e consequências;
III. Técnicas auxiliares à pontualidade e assiduidade e Considerações finais.
1 IMPONTUALIDADE E ASSIDUIDADE
O que é assiduidade? Consultando o dicionário, deparamo-nos com a definição de que é a qualidade ou caráter de assíduo; e assíduo é o que comparece com regularidade e exatidão ao lugar onde tem de desempenhar seus deveres ou função.
O que será essa pontualidade? Consultando ainda mais uma vez o dicionário, constatamos que é a qualidade de pontual; exatidão no cumprimento dos deveres ou compromissos; rigor, donde pontual é o que chega parte ou cumpre as obrigações à hora marcada.
Pontualidade e assiduidade são obrigações funcionais do funcionário decorrente do contrato de trabalho mantido com o empregador. São condições preliminares para o desempenho de quaisquer relações de emprego. Assim, não deveriam ser tratadas pela avaliação de desempenho, mas ser