pontualidade e assiduidade do profissional de enfermagem
DO PROFISSIONAL
Rozangela Mary da Silva Mello
Professor- Anelize Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Hospitalar (HOS 0037) – Prática do Módulo II
18/10/2014
1 TEMA/ASSUNTO
Pontualidade e Assiduidade do profissional, seja ele cuidador, auxiliar ou técnico de enfermagem: O profissional ter treinamento, é muito importante para a realização de um bom trabalho junto ao paciente a ser acompanhado. Pontualidade e assiduidade geralmente é um problema nesta área. Cuidar de pacientes exige dedicação, paciência, atenção e comprometimento, é um serviço que nem todos as pessoas estão preparadas para exercer, já que é uma profissão de entrega total. Além disso, o cuidador precisa estar preparado também para interagir com a família.
Compromisso com pontualidade e assiduidade nem sempre faz parte de alguns membros deste grupo de trabalhadores. O que eles buscam? Qual é o motivo da rotatividade dos profissionais que trabalham em Home Car?
O cuidador é ainda peça fundamental na comunicação com a equipe profissional, pois é ele que acompanha de perto a evolução do paciente. É importante que o cuidador seja uma pessoa dócil, interessada em aprender, que supere alguns tabus e que saiba respeitar a intimidade do paciente e da família. A escolha do cuidador é, portanto, uma tarefa que deve ser analisada caso a caso, de acordo com a disponibilidade.
2 OBJETIVOS
A Enfermagem está presente em todas as modalidades da atenção domiciliar. É ela quem avalia o paciente e sua família, faz orientações e oferece suporte à equipe interdisciplinar. No atendimento e na internação domiciliar, o enfermeiro é quem realiza o planejamento, a execução e a avaliação da assistência.
Com o aumento na expectativa de vida da população, o serviço de Home Care aumentou muito. O envelhecimento e a qualidade de vida possibilitam uma abertura de mercado para esta área e um futuro promissor para a atividade.
A figura do cuidador é fundamental no