Economia
1. Sobre o conceito de moeda:
a) Defina moeda e suas funções.
R: Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços. Na sociedade moderna esta aceitação é obrigada por lei (curso forçado). As funções da moeda são:
I – RESERVA DE VALOR: a posse de moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro.
II – UNIDADE DE CONTA (ou denominador comum monetário): a moeda é utilizada para expressar o valor dos diferentes bens produzidos na economia, possibilitando sua comparação, ou seja, tornando-se uma unidade de medida.
III – MEIO DE TROCA: serve como intermediária nas trocas econômicas.
b) Diferencie moeda fiduciária de moeda lastreada.
R: Moeda fiduciária é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou ao seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária. Já a moeda lastreada é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (em primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada a este papel – cujo valor, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha e mantenha a mesma quantidade de ouro associada.
2. Com relação aos meios de pagamento:
a) Conceitue meios de pagamento.
R: Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações.
b) Defina M1, M2, M3 e M4.
R: M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem