Calor
Conforto Térmico
Os estudos de conforto térmico visam analisar e estabelecer as condições necessárias para a avaliação e concepção de um ambiente térmico adequado às atividades e ocupação humanas, bem como estabelecer métodos e princípios para uma detalhada análise térmica de um ambiente. A importância do estudo de conforto térmico, está baseada principalmente em 3 fatores:
a) A satisfação do homem ou seu bem estar em se sentir termicamente confortável;
b) A performance humana, muito embora os resultados de inúmeras investigações não sejam conclusivas a esse respeito. A despeito dessa inconclusividade, os estudos mostram uma clara tendência de que o desconforto causado por calor ou frio, reduz a performance humana. As atividades intelectuais, manuais e perceptivas, geralmente apresentam um melhor rendimento quando realizadas em conforto térmico.
c) A conservação de energia, pois devido à crescente mecanização e industrialização da sociedade, as pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes com climas artificiais, ambientes condicionados, e assim sendo, uma vez conhecendo-se as condições e os parâmetros relativos ao conforto térmico dos ocupantes do ambiente, evitam-se desperdícios com calefação e refrigeração, muitas vezes desnecessários.
Convém ressaltar que devido à variação biológica entre as pessoas, é impossível que todos os ocupantes do ambiente se sintam confortáveis termicamente, e assim busca-se criar condições de conforto para o grupo, ou seja condições nas quais a maior percentagem do grupo esteja em conforto térmico.
Custos Adicionais Associados ao Calor na industria
Os Técnicos, Engs. De Segurança, e Gerentes de Produção, apesar de terem plena convicção que os investimentos para redução do calor trarão redução de despesas aumento de produtividade e mais saúde para o funcionário, sabem que justificar investimentos, para melhorar as condições de