Calor específico
Calor específico (c) é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor sensível. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico). É dado por:
Em que: * c - é o calor específico em joules por quilograma kelvins (j.kg-1.K-1); * Q - é a quantidade de calor em joules (j); * m - é a massa, em quilogramas (kg); * ΔT - é a diferença de temperatura, em kelvins (K); * Tf - é a temperatura final, em kelvins (K); * Ti - é a temperatura inicial, em kelvins (K); * S - é a entropia, em joules por kelvin (j/K).
Definição de caloria
Tradicionalmente, o estudo do calor precedeu a compreensão da equivalência entre calor e energia, que supunha que o calor era transferido entre os corpos através de um fluido invisível e inodoro, chamado calórico. Assim, quando foi estabelecido o sistema métrico, logo após a Revolução Francesa, definiu-se uma unidade para medir o calórico, chamada de caloria (abreviada como cal), definida como a quantidade de calor necessário para elevar um grama de água em um grau celsius (isto é, o calor específico da água). O sistema internacional define a caloria como sendo, exatamente:
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO PRÁTICO
* Aprender a fazer medidas utilizando um calorímetro.
* Reconhecer os constituintes de um sistema e suas interações através de processos de trocas térmicas.
* Saber fazer hipóteses que lhe permitam aplicar a equação de equilíbrio térmico a ser determinado (incógnita) em função dos valores das grandezas que podem ser medidas diretamente e / ou são dados conhecidos.
* Determinar quais as grandezas a serem medidas e quais as grandezas ou constantes que você precisa conhecer.
* Determinar experimentalmente o calor específico de