Calor específico
CALOR ESPECÍFICO
CRICIÚMA, JUNHO DE 2012
CALOR ESPECÍFICO
Relatório apresentado à disciplina de Física Experimental II, da 5a fase do Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, ministrado pelo prof. Márcio Carlos Just.
CRICIÚMA, JUNHO DE 2012
1. INTRODUÇÃO
Foi realizado um experimento sobre calor específico no bloco “S” da Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a turma da 5ª fase de Engenharia Ambiental. Partindo do princípio de conservação de energia, foi possível determinar o calor especifico do alumínio, a partir da determinação da capacidade térmica do calorímetro, e após foi feita a comparação com o valor do calor específico tabelado do alumínio. Os resultados e suas respectivas discussões estão abordados no final do relatório
2. OBJETIVOS
Estudar a absorção e transferência de calor em sólidos por meio da determinação da capacidade térmica e do calor específico dos materiais.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A calorimetria é a ciência que estuda o calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido. Num sistema termicamente isolado, a energia térmica é conservada. Assim, é possível considerar que o calor perdido pelo corpo quente é totalmente absorvido pelo corpo frio. Matematicamente, é possível representar este princípio de conservação de energia por:
∑
∑
A equação abaixo é denominada equação fundamental da calorimetria e nos permite calcular a quantidade de energia trocada (cedida ou recebida) por um corpo quando esta troca de energia acarretar apenas variação na sua temperatura. Esta energia depende de três fatores: a massa do corpo, o seu calor