calor especifico
O calor específico é a quantia de calor por massa de unidade exigiu elevar a temperatura através de um grau Centígrado. A relação entre calor e mudança de temperatura normalmente é expressa na forma anterior onde c é o calor específico. A relação não aplica se uma mudança de fase é encontrada, porque o durante uma mudança de fase não há mudança de temperatura. Os calores específicos da maioria dos sólidos a temperatura de quarto e sobre é quase constante, de acordo com a Lei de Dulong e Petit. As mais baixas temperaturas o calor específico varia, pois o modelo quântico fica significante. O baixo comportamento de temperatura é descrito pelo Modelo de Einstein-Debye do calor específico. O calor específico é a quantidade de calor por massa necessário para elevar a temperatura de um grau Centígrado. A relação entre calor e mudança de temperatura normalmente é expressa na forma mostrada onde c é o calor específico. A relação não aplica se uma mudança de fase é encontrada, porque o calor envolvido durante uma mudança de fase não muda a temperatura de uma substância pura.
Calor especifico
2. Introdução: Capacidade térmica e calor específico
Consideremos um sistema que receba uma determinada quantidade de calor Q, que propicie uma mudança de temperatura ∆t sem mudanças de estado. Defini-se COMO capacidade térmica ou calorífica C do sistema a relação:
Se uma determinada porção de uma substância recebe 50 cal e sua temperatura varia de 5°C, sua capacidade térmica vale:
A capacidade térmica mede numericamente a quantidade de calor produzida por uma variação unitária de temperatura em um determinado corpo.
No exemplo citado anteriormente, a cada 10 cal que a porção de substância recebe, sua temperatura aumenta 1°C.
Tomando um corpo de massa ‘m’ e capacidade térmica C, define-se capacidade térmica específica ou calor específico c da substância que constitui o corpo COMO sendo: c = A unidade usual de calor específico é o quociente da caloria pelo