Calor Especifico
CURSO: ENGENHARIA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA II
Novembro - 2014
Experimento – DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM SÓLIDO ATRAVÉS DO EMPUXO
OBJETIVOS
Compreender como se determina e calcula a densidade de um determinado material, utilizando para este fim o empuxo..
RESUMO
Neste experimento, tivemos uma experiência simples para determinação da densidade de sólidos e líquidos pelo princípio de Arquimedes, cujo equipamentos necessários foram um dinamômetro comum de laboratório e um recipiente contendo agua.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Por definição, o calor específico de um material é a quantidade de calor necessário para elevar de 1ºC uma unidade de massa desse material. De acordo com a expressão:
Fórmula Q = M.C. ΔT
Sendo:
Q = Quantidade de calor;
M = Massa de material;
C = calor específico;
ΔT = Elevação de temperatura. Neste experimento será medido o calor específico de um metal utilizando o método das misturas,ou seja, aquece-se o metal a uma temperatura maior que a do ambiente e em seguida ele é imerso na água contida no calorímetro que está à temperatura ambiente. O metal vai ceder calor para água e para o calorímetro, até atingir a temperatura de equilíbrio térmico. Aplicando o princípio da conservação de energia:
Qganho = Qperdido
Qganho = Qágua + Qcalorímetro
Qperdido = Qmetal PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocamos 100ml de água a temperatura ambiente no calorímetro, e então utilizando um fio dental de aproximadamente 20 cm de comprimento amarramos um objeto metálico de 50g. Logo após o inserimos dentro de um Becker o qual foi aquecido até uma temperatura de aproximadamente 100 °C. Anotamos a temperatura da água fria e do objeto metálico que estava na água em ebulição. Então retiramos o objeto metálico pendurado pelo fio dental e colocamos rapidamente no calorímetro, fechamos e