Mhs-sistema massa-mola oscilante
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
,RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II – FIS 228
TRABALHO Nº1
SISTEMA MASSA-MOLA OSCILANTE
I- INTODUÇÃO
Sabemos de início que a palavra oscilação significa um balanço para frente e para trás. As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Muitos exemplos existem: surfistas sobem e descem flutuando esperando uma boa onda, pêndulos de relógio balançam para lá e para cá, cordas e palhetas dos instrumentos musicais vibram. No experimento realizado,utilizamos um corpo de massa m suspenso por uma mola com constante elástica k que executou um M.H.S. Definimos valores de tempo, período,freqüência angular e constante de mola, as principais fórmulas utilizadas foram: f=1 (hz); ω=2 π f; ω²=k ; K=mω² T m Material utilizado:
- Mola Helicoidal
- Porta-pesos
- Massas aferidas
- Escala vertical com precisão de milímetros
- Cronômetro
II-OBJETIVO
Estudar as oscilações de um sistema massa-mola e utiliza-lo na determinação da constante de elasticidade da mola.
III-METODOLOGIA
O procedimento experimental baseou-se inicialmente na verificação e análise da mola que seria utilizada no experimento, primeiramente montamos o experimento onde a mola esteve disposta na posição vertical. Em seguida prendemos na extremidade da mola o porta-pesos com as massas de valores 0,080m(kg),0,110m(kg) e 0,130m(kg).
Sendo assim colocamos o sistema para oscilar fornecendo de início uma determinada força manual que provocou uma distensão específica na mola, assim o sistema começou a oscilar com pequenas amplitudes, e com o cronômetro medimos o tempo para cada 30 oscilações.
Este procedimento foi realizado com a utilização de cada bloco de massa, onde cada vez que aumentávamos a massa do bloco, repetíamos o procedimento de provocar uma oscilação no sistema e calculávamos o tempo para cada 30