calendula
O que é?
A Calêndula é um grupo de plantas pertencentes à família Asteraceae e ao género denominado Calendula que apresenta várias espécies, sendo a mais comum a Calendula officinalis.
Morfologia:
Também conhecida popularmente por bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha e margarida dourada, é uma planta herbácea anual que pode atingir cinquenta centímetros de altura; apresenta caules ramificados com duas hastes principais e folhas aveludadas, macias, sendo as inferiores espatuladas e as caulinares lanceoladas e alternadas; as flores são de cor amarela ou laranja e perfumadas.
Origem e clima:
É originária da Europa meridional, razão pela qual se relaciona intimamente com o sol, abrindo as suas flores ao nascer do sol e fechando-as ao escurecer. Necessita portanto de um clima com muito sol, no mínimo quatro horas diárias de sol direto. No entanto, tolera o frio, embora não muito excessivo como no caso de geadas.
Apesar de se desenvolver propiciamente nos países mediterrânicos, a Calêndula é também cultivada noutros locais do mundo que oferecem um clima quente e com um bom número de horas de sol diárias.
Condições de desenvolvimento:
Esta planta propaga-se por sementes, devendo a semeadura ser realizada nos meses mais quentes, entre Julho e Agosto. É posteriormente plantada em locais definitivos (vasos ou canteiros), com espaçamento de cinquenta centímetros entre as plantas, em solos que apresentem as seguintes exigências:
Solos férteis, profundos e permeáveis;
O solo que deve ser rico em matéria orgânica, numa mistura de uma parte com terra comum, outra parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico;
Deve manter-se sempre húmido, sendo necessário regar alternadamente e todos os dias nos meses mais quentes;
Cerca de dois meses após o semeio inicia-se o processo de florescimento que se prolonga por mais dois ou três meses, seguido do período de floração, no qual deve ser feita a colheita das flores quando estas