calendula
Calêndula officinalis
A calêndula é mais conhecida sob a forma de creme ou pomada para açaimar e cicatrizar pde dorida ou irritada. As suas flores laranja-vivas servem também para fazer uma infusão que, depois de arrefecer, se aplica como loção calmante em erupções cutâneas, cortes ou escoriações.
Descrição : Herbácea de clima temperado com folhas simples, flores amarelo-alaranjadas, também conhecida como malmequer, malmequer-do-mato, maravilha e verrucária. A inflorescência é em capítulos solitários e terminais, de cor amarelo-alaranjadas. elas abrem ao nascer do sol e se fecham quandoo sol se põe. O fruto é um aquênio curvo, irregular, que apresenta espinhos na face exterior. As flores e folhas apresentam sabor amargo, com odor fraco e aromatizado.
Partes Utilizadas - Flores
Cultivo : Sua reprodução é por sementes em canteiros ou sementeiras, e após a germinação as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Prefere solos férteis, profundos, frescos e permeáveis. A semeadura ocorre nos meses de julho e agosto e a colheita se inicia no verão. Dentro de apartamento ou casa pode ser cultivada, desde que fique exposta ao sol, por mais ou menos 4 horas por dia.
Origem : Países do Mediterrâneo, sendo fértil nas reiões litorâneas do Brasil
Modo de conservar : As folhas são utilizadas sempre frescas. As flores mondadas podem ser consumidas frescas ou secas. A secagem deve ser a sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou pano, ou em recipiente de porcelana.
Plantio :
Multiplicação: por sementes;
Cultivo: planta européia de adaptação cosmopolita. Prefere solos secos, arejados e com alguma matéria orgânica. Planta-se em sementeiras e faz-se o transplantio para o local definitivo ou ainda faz-se o plantio no local definitivo. O espaçamento é de 0,5m entre plantas e fileiras de 1 m entre elas.
Colheita: colhem-se as folhas e flores durante o período da floração.