corrosão quimica
Corrosão e Proteção contra a corrosão
Curitiba
Janeiro/2013
Hayuri Zacharkim Koda, Victor
Corrosão e Proteção contra a corrosão
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Tecnologia Química como parte da avaliação do quarto módulo.
Professora: Cláudia Marino
Curitiba
Janeiro/2013
Sumário
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
Introdução
A partir do momento em que o homem começou a se beneficiar de materiais metálicos, ele percebeu um fenômeno que deteriorava naturalmente esses materiais. Esse fenômeno foi denominado de corrosão, que é a deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio. Com o tempo, foi observado que esse fenômeno não ocorre somente nos metais, atinge também materiais não metálicos, como o concreto, por exemplo, o qual segue um mecanismo similar a corrosão metálica.
Devido a este fenômeno, para que se tenha um metal em equilíbrio estável, é necessária que uma quantidade adicional de energia seja cedida de forma contínua, o que é feito através dos métodos de proteção.
A partir disso, conclui-se que a corrosão é um fator que contribui fortemente para o desperdício de energia, matéria-prima e o consequente aumento dos custos.
Corrosão
Para entendermos melhor o processo de corrosão, necessitamos compreender os mecanismos que regem este fenômeno: Mecanismo químico e mecanismo eletroquímico da corrosão.
Mecanismo Químico da Corrosão:
O campo abrangido pela corrosão química é bem mais restrito que o da corrosão eletroquímica e se dá principalmente pela oxidação, destacando-se a corrosão a altas temperaturas. No entanto, a corrosão química também ocorre em meios isentos de água, gasosos e a temperatura ambiente.
O mecanismo da