Perguntas sobre Estruturalismo
“A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975)
Segundo Saussure, a língua é um sistema porque é um conjunto de unidades que obedecem a certos princípios de funcionamento, constituindo um “todo” coerente. As partes desse “todo” podem ser consideradas sincrônicas, já que para serem analisadas por especialistas da área, é necessário que seja feito um processo de estudos simultâneo à estrutura e os componentes de determinada língua junto as elementos constituintes de tal. O termo “solidariedade” refere-se à importância que há nas características de uma determinada língua e seus elementos, pois essas características estão interligadas.
Questão 2 - Defina os conceitos de “língua” e “fala”.
Segundo Saussure, a linguagem deve ser tomada como um objeto duplo. Assim, a língua possui um lado social, a “langue” ou língua e o lado individual, a “parole” ou fala, sendo impossível conceber um sem o outro. A língua é um sistema utilizado como meio de comunicação por uma determinada dimensão social ou membros de uma comunidade. Para que exista a língua, é necessário um “contrato implícito” estabelecido por indivíduos que são membros de determinada comunidade social. A fala, diferentemente da língua, configura a utilização individual do sistema linguístico. É o ato de aplicar e atualizar o código da língua como falantes com o objetivo de expressar o pensamento para outro interlocutor (falante).
Questão 3 - Um dos postulados da base da linguística estrutural é que o signo é arbitrário. Explique o que significa essa afirmação.
Segundo a base linguística estrutural, o signo é arbitrário já que não pode se atribuir à sua imagem acústica e natural (significante) o sentido que ela nos remete (significado), ou seja, que o signo linguístico não é motivado pela essência que possui o signo, senão é, culturalmente ou convencionalmente, feito um pacto implícito