Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Sobre as relações do diálogo empreendido pelo estruturalismo de Lévi-Strauss com as teorias de Sigmund Freud, julgue as opções a seguir:
I. O método estruturalista pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada.
II. O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada.
III. O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
a.
I, II e III
Respostas:
a.
I, II e III
b.
I e III
c.
I e II
d.
I
e.
II
Feedback da resposta:
O método estruturalista na antropologia compreende que: pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada; O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada e O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Para Lévi-Strauss a metáfora do caleidoscópio apresenta possibilidades de interpretação importantes para sua vertente antropológica.
Julgue as opções a seguir sobre a metáfora do caleidoscópio segundo a visão de Lévi-Strauss:
I. A existência de um certo número de materiais culturais sempreidênticos, que, como as cartas ou os elementos do caleidoscópio,podem ser qualificados de invariantes.
II. Não são comparáveis à aplicação de leis gramaticais, o próprio desenrolar dos movimentos do caleidoscópio que não para de girar, com alguém que observa esse processo - o etnólogo– dirigindo, no caso do autor de Tristes Trópicos (o antropólogoLévi-Strauss), sobre o que percebe, um olhar que convém qualificar de estético.
III. As diferentes estruturações possíveis destes materiais (isto é, as maneiras com as quais se organizam entre si quando passamos de uma cultura para outra, ou de uma época outra) que não estão em número