resposta antropologia 4 e 5 lili
ANTROPOLOGIA 4
Pergunta 1
1 As concepções de “mais evoluído” ou da “civilização” tinha como modelo o Homem europeu. Portanto, trata-se de uma visão:
A.
Etnocentrista e antropocêntrica.
B.
Relativista e eurocêntrica.
C.
Etnocentrista e heliocêntrica.
D.
Relativista e antropocêntrica.
E.
Etnocentrista e eurocêntrica.
0,1 pontos
Pergunta 2
1 É radicalmente contrário à tendência universalista do evolucionismo; ou seja, contra seu ímpeto de estender um mesmo repertório cultural (o europeu, entendido como civilizado) à totalidade das sociedades, entendidas como inferiores (bárbaras). Trata-se do:
A. funcionalismo. B. evolucionismo. C. estruturalismo. D. relativismo. E. difusionismo. 0,1 pontos
Pergunta 3
1 É a mais recente escola em orientação teórica em Antropologia, que adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. Trata-se do (a):
A. funcionalismo. B. evolucionismo. C. estruturalismo. D. relativismo. E. difusionismo. 0,1 pontos
Pergunta 4
1 Aponte a única alternativa incorreta no que se refere ao estruturalismo de Claude Levi-Strauss:
A.
Sem se preocupar com as diferenças, os estudos de Lévi-Strauss colaboraram na relativização entre povos e culturas, estreitando seus laços pela via da aceitação do diverso exatamente porque, para ele, as diferenças entre os povos não constituíam o objeto central de interesse antropológico.
B.
Para Lévi-Strauss, a maior parte dos antropólogos estava preocupada com o que nominou de “aparência”. Obviamente, utilizou-se de um dos fundamentos do Estruturalismo para fazer esta afirmação, exatamente a oposição entre essência e aparência. Suas pesquisas estavam dirigidas aos sentidos profundos das ações humanas e de seus produtos, na busca pela essência, encontrando-se com a psicologia, a lógica e a filosofia das sociedades estudadas. A mera descrição das práticas rituais de uma determinada sociedade, a aparência, não lhe interessava.
C.
Sua nova e revolucionária