Calendula para estética
1 - ASPECTOS ETNOBOTÂNICOS E FITOQUÍMICOS
FAMÍLIA BOTÂNICA: Asteraceae ( Compositae )
ORIGEM
Mediterrâneo e Ilhas Canárias
NOMES POPULARES
Bem-me-quer, margarida-dourada, maravilhas, maravilhas-dos-jardins.
USO POPULAR:
A calêndula serve para ajudar no tratamento de acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA:
Planta anual que pode atingir até 60 cm de altura; folhas alternas e sem estípulas; grupo de flores sem pedúnculo e terminais, de cor amarelo-alaranjado, que se abrem ao nascer do sol e se põem ao final da tarde; frutos simples, secos, irregulares, curvos e com espinhos na face externa.
FORMA DE CULTIVO:
A proporção ideal da mistura do solo é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.
O espaçamento entre as plantas deve ser de 50 x 50 cm. A colheita das folhas e flores deve ser feita durante o período de floração. Ela é muito exigente quanto à iluminação: precisa de no mínimo 4 horas diárias de sol direto. Esse fator é essencial para a escolha do local do plantio, seja em vasos ou diretamente na terra.
Deve-se regar a planta sempre que a terra apresentar-se seca. Como a calêndula gosta de solo sempre úmido, é recomendável regar dia sim, dia não e nos meses mais quentes, todos os dias.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Óleo essencial, pigmentos carotenoides, mucilagens, flavonoides, saponinas, resinas, ácidos orgânicos e minerais.
2 - APECTOS TERAPÊUTICOS e TOXICOLÓGICOS
PARTE USADA: Flores, semente, folhas e óleo essencial.
AÇÕES FARMACOLÓGICAS
Possui propriedades antibacterianas e fungicidas, devido principalmente aos terpenos oxigenados. Ação antiviral, anti edematosa e anti-inflamatória verificada na experimentação animal (Proença da Cunha et al.,