Plantas Medicinais para pele
O uso de plantas medicinais na estética, principalmente no que diz respeito à pele e os cabelos, consiste na Fitoterapia (“phytos” = planta e “therapia” = tratamento).
As plantas medicinais possuem em sua constituição princípios ativos que são produzidos a partir do metabolismo da planta e que possuem ação terapêutica em nosso organismo.
Tratando em particular da pele, podemos enumerar diversas plantas que atuam na protelação do envelhecimento, melhora da elasticidade da pele, tratamento de dermatites, dentre outros benefícios conferidos por estas plantas.
• CALÊNDULA
Tem uma ação suavizante, calmante e descongestionante, que favorece peles com dermatite ou estressadas. Também acelera a cicatrização da pele.
• BORRAGEM
Graças à sua grande quantidade (e qualidade) de ácidos gordos essenciais (gama-linolénico), actua como hidratante, fortalecendo as células cutâneas. Também são percursores das prostaglandinas, que participam na regulação hormonal.
• ALOE VERA (BABOSA)
Entre seus benefícios, destaca-se o poder acelerador e regenerativo das células da pele, por isso a planta é muito utilizada em cremes, loções, pomadas, gel contra queimaduras de sol e loções bronzeadoras, pois seu princípio ativo atua contra o envelhecimento precoce da pele. Tem também ação hidratante, e protege a pele dos danos causados pelo sol.
• ABACATE
O abacate é uma fruta com componentes similares ao óleo que nossa pele usa para permanecer hidratada. Combate o ressecamento da pele, mantendo-a hidratada.
Além disso, pode combater duas doenças da pele bastante comum, como a psoríase e a dermatite.
· • ROSMANINHO
É utilizado há muitos anos em loções e sabonetes como reconstituinte da pele, tonificando-a e hidratando-a. Para além disso, estudos recentes descobriram que previne a oxidação das gorduras e a formação de placas de colesterol “mau” (LDL).
•PEPINO
É rico em vitamina C, vitamina B5, potássio,