Radiação Infravermelho
CONTROLE DE QUALIDADE DE FITOTERÁPICO
CALÊNDULA
Belo Horizonte
2011CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CONTROLE DE QUALIDADE DE FITOTERÁPICO
CALÊNDULA
Trabalho acadêmico apresentado como requisito de avaliação do curso de Farmácia do Centro Universitário Una, para revisão bibliográfica na disciplina de farmacognosia.
Belo Horizonte
2011SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos antigos as plantas medicinais vêm sendo utilizadas pelo homem para tratar diversas doenças e ajudar a preveni-las. Foram relatados vários efeitos terapêuticos dessas fontes vegetais.
O uso das plantas medicinais é tão antigo quanto a humanidade, são muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas pessoas, a população possui muitos conhecimentos de diversas plantas que contribuem consideravelmente para divulgação do potencial terapêutico dos vegetais (MACIEL et al., 2002).
Segundo Oliveira et al. (2007) na medicina popular as plantas são usadas para tratar as mais diversas doenças, sendo preparadas na forma de chás, sucos, tinturas, banhos, cataplasmas e ungüentos. Atualmente, os insumos farmacêuticos vegetais têm sido utilizados pelas farmácias de manipulação na preparação de produtos homeopáticos, nas indústrias farmacêuticas para a obtenção de medicamentos fitoterápicos e pelas indústrias cosméticas na obtenção de produtos voltados para a higiene pessoal e beleza.
A partir do uso popular das plantas medicinais, se iniciam pesquisas que podem levar a descoberta de novos princípios ativos. Estudos visam a comprovação da autenticidade das informações fornecidas pela população, de forma que ao longo do tempo uma variedade de drogas que eram consideradas tóxicas estão sendo usadas para fins terapêuticos (PARENTE et al., 2002).
É dever do farmacêutico, buscar a manipulação de produtos que contenham extratos padronizados e de qualidade,