Quimica
O astronomo William Herschel descobriu a luz infravermelha em um experimento em 1800 com um prisma de vidro. Ele dividiu a luz solar em seu espectro, ou arco-íris de luz visível, e mediu a temperatura de cada uma das cores. Herschel descobriu uma região do espectro invisível além da cor vermelha que possuía energia térmica, tornando-se mais quente do que as outras cores. Isso ficou conhecido como infravermelho.
Os fatos
A luz infravermelha ocorre naturalmente no mundo físico, principalmente sob a luz solar. Os cientistas não têm nenhuma evidência de que a exposição à luz infravermelha natural representa um risco para a saúde. No entanto, ela pode representar perigos em certas aplicações.
Tipos
De acordo com cientistas da Nasa, a luz infravermelha assume duas formas: infravermelho próximo e infravermelho distante. Luz infravermelho distante fornece o calor da luz solar e do fogo. Ela tem comprimentos de onda longos, aproximadamente do tamanho de uma cabeça de alfinete. A luz infravermelha próxima tem comprimentos de onda mais curtos, microscópicos, muito mais próximas àquelas de luz visível.
Função
Luz infravermelha distante é térmica. Em outras palavras: produz calor. O calor que você sente depois de passar o tempo no sol é um exemplo de luz infravermelha distante, assim como o calor que irradia de fogões a lenha e aquecedores a gás. Lâmpadas infravermelhas de restaurantes fast-food mantêm os alimentos quentes. Muitos outros dispositivos no mundo de hoje, incluindo os controles remotos de TV, também operam através de luz infravermelha.
Aplicações do Infravermelho
Usos Infravermelho
A radiação do infravermelho tem bem mais que a sua utilidade conhecida, que é a de mecanismo para se passar informações a partir de aparelhos móveis. A mesma tecnologia do celular é empregada, por exemplo, nos controles remotos de televisão. Vale lembrar que a radiação infravermelha são ondas de frequência bem mais baixa do que as que podem ser interpretadas