Newton
GEOGRAFIA BACHARELADO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROFESSOR: ADRIANA TENÓRIO
ACADÊMICO: CLEBERSON COSTA
DATA; 14 DE JANEIRO DE 2014
RESUMO DOS CAPITULOS CAPÍTULOS 49 AO 69 DA APOSTILA
2.2.2-Ciência e método: a abordagem da ciência moderna (Bacon, Galileu, e Newton)
Depois de existirem por mais de 2000 anos, a concepção platônica e aristotélica começou a sofre duras críticas a partir do século XV e também no século, isso durante o renascimento através da revolução cientifica moderna.
A concepção de conhecimento trazida pelo modelo aristotélico manifestou-se através do modo de preposições de sujeito-predicado. Que trouxe atributos relativos a ciência qualitativa, porém ela foi inadequada para apresentar questões relacionadas a relação numérica.
Através do uso da matemática influenciado por Crombie (1985), foi que a observação e experimentação na tecnologia da idade Média trouxe respostas mais precisas no campo das ciências naturais.
2.2.2.1 Bacon: Indução e empirismo.
Conforme Bacon(1979), e os seus preconceitos religiosos, filosóficos, e culturais, foram abandonados, pois para ele distorciam e evitavam a sua visão verdadeira sobre o mundo, que para ele era resultado da interpretação do meio natural ou seja a natureza.
Bacon fez duras críticas ao aristotelismo e ao empirismo ingênuo.
O empirismo ingênuo trouxe duras críticas sobre a leviandade de como seus observadores se deixavam levar suas impressões generalizadas assim utilizando indevidamente a indução.
Bacon rejeitou tanto o empirismo ingênuo quanto o órganon criado por Aristóteles, Bacon queria um novo instrumento ou um método que oferecesse mais eficácia a investigação.
Bacon não acreditava no método silogístico e abstração. Bacon propôs um novo método que deu o nome de Interpretação da natureza, e fez diferente com os outros métodos a quem nomeou de Antecipações da natureza.
O seu grande método ficou conhecido como método científico e seu uso