Newton
Newton, Sir Isaac (1642-1727), matemático e físico, um dos intelectos científicas mais importantes de todos os tempos. Nascido em Woolsthorpe, perto de Grantham em Lincolnshire, onde frequentou a escola, ele entrou na Universidade de Cambridge em 1661; Ele foi eleito Fellow do Trinity College, em 1667, e Lucasian Professor de Matemática em 1669. Ele permaneceu na universidade, lecionando na maioria dos anos, até 1696. Destes anos em Cambridge, em que Newton estava no auge de seu poder criativo, ele destacou 1665-1666 (gasto em grande parte em Lincolnshire por causa da praga em Cambridge) como "o auge da minha idade para a invenção". Durante dois ou três anos de intenso esforço mental preparou Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) vulgarmente conhecido como o Principia, embora este não foi publicado até 1687.
Como um firme opositor da tentativa do rei James II de tornar as universidades em instituições católicas, Newton foi eleito membro do Parlamento para a Universidade de Cambridge para o Parlamento da Convenção de 1689, e sentou-se novamente em 1701-1702. Enquanto isso, em 1696 ele se mudou para Londres como Warden da Royal Mint. Ele se tornou mestre da Casa da Moeda em 1699, cargo que manteve até sua morte. Ele foi eleito Fellow da Royal Society de Londres, em 1671, e em 1703 ele se tornou presidente, sendo anualmente reeleito para o resto de sua vida. Sua principal obra, Opticks, apareceu no ano seguinte; Ele foi nomeado cavaleiro em Cambridge em 1705.
Como a ciência newtoniana tornou-se cada vez mais aceito no Continente, e especialmente depois de uma paz geral foi restaurado em 1714, após a Guerra da Sucessão Espanhola, Newton tornou-se o filósofo natural mais altamente estimado na Europa. Suas últimas décadas foram aprovadas em revisão suas principais obras, polimento seus estudos de história antiga, e defender-se contra os críticos, bem como a realização de seus deveres oficiais.