Newton
• Física: definir comportamento de campos eletromagnéticos, entre outros usos;
• Química: calcular velocidades de reação, taxas de degradação de materiais, entre outros usos;
• Biologia: estimar o crescimento populacional de qualquer ser vivo, entre outros usos;
• Astronomia: achar órbitas de satélite, entre outros usos; • Economia: calculara inflação, entre outros usos;
• Engenharia: Cálculo diferencial de funções de mais de uma variável, equações diferenciais ordinárias e parciais. Desta forma, faz-se uso em equação diferencial de vigas sobre base elástica, equação da placa (lajes), dinâmica das estruturas (vibrações) etc.
Newton também catalogou e definiu diversas leis, sendo que três delas são os princípios básicos da dinâmica clássica, e são intituladas leis de movimento de Newton.
Isaac Newton (1642-1727) foi um matemático e físico, considerado uma das inteligências científicas mais importantes de todos os tempos. Nascido em Woolsthorpe, perto de Grantham em Lincolnshire, onde frequentou a escola. Entrou na Universidade de Cambridge, em 1661, ele foi eleito Fellow do Trinity College, em 1667, e professor Lucasiano de Matemática, em 1669. Permaneceu na universidade, lecionando na maioria dos anos, até 1696.
Biografia de Isaac Newton
Como um firme opositor da tentativa do rei James II de transformar as universidades em instituições católicas, Newton foi eleito membro do Parlamento da Universidade de Cambridge para o Parlamento da Convenção de 1689, e novamente em 1701-1702. Em 1696 ele se mudou para Londres, como diretor da Casa da Moeda