Newton
[pic]
Nos anos de 1665 e 1666 fez muitas invenções e descobertas importantes de matemáticas, incluindo a da fórmula do binómio, sobre o método das tangentes de Gregory e Clusius, o método das fluxões (cálculo diferencial), e a acção da gravidade sobre a Lua.
De acordo com lendas, no ano de 1665 a queda de uma maçã,que aconteceu quando Newton estava sentado no seu jardim em Woolsthorpe, sugeriu a mais impressionante das suas descobertas; a da lei da gravitação universal. Na primeira tentativa de verificar essa lei na explicação dos movimentos da Lua e dos planetas, empregou no cálculo o valor do raio da Terra então , deduziu a extensão do grau de latitude que pensava ele ser o mais certo. Esse valor, sendo muito errado, teve como efeito uma discrepância entre as grandezas calculadas segundo a lei e as verdadeiras grandezas reais. Daí abandona a sua hipótese durante alguns anos, em que os consagrou a outros estudos, que principalmente consistiram em investigações sobre a natureza da luz e a construção de telescópios.
[pic]
A Pergunta que ficou na mente de Newton era:
O planeta Terra atraiu a maçã como atrai todos os outros materiais?
Por fim concluiu que da mesma forma o Sol atrai os Planetas, o planeta Terra atrai a Lua, portanto, os planetas atraem os seus Satélites – Luas. Foi assim baseada a sua tese da lei da gravitação universal
Gravitação universal
A gravidade é a força de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros.
Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi descoberta primeiramente pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.
Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração). Ademais, a gravitação é o motivo pelo