calculos
Da mesma forma que para um ácido forte, também para um ácido fraco o seu poder ácido é determinado recorrendo à sua constante de acidez a uma dada temperatura (Ka).
Para um ácido fraco, uma percentagem muito significativa deste não sofre protólise (reação de transferência de protões entre duas espécies). Do ponto de vista prático, uma solução aquosa de um ácido fraco apresenta-se menos ácida do que uma solução aquosa de igual concentração de um ácido forte, já que a concentração de iões H3O+ livres na solução é menor.
Deste modo, quanto menor for a constante de acidez (Ka), mais fraco é o ácido em questão.
São exemplos de ácidos fracos o ácido acético (CH3COOH), o ácido hipocloroso (HClO), o ácido fluorídrico (HF), entre outros.
ver tudo
O que é uma base fraca?
De um modo semelhante ao de uma base forte, também para uma base fraca o seu poder básico é determinado recorrendo à sua constante de basicidade a uma dada temperatura (Kb).
Para uma base fraca, uma percentagem muito significativa desta não sofre protólise (reação de transferência de protões entre duas espécies). Do ponto de vista prático, uma solução aquosa de uma base fraca apresenta-se menos básica do que uma solução aquosa de igual concentração de uma base forte, já que a concentração de iões OH- livres na solução é menor.
Deste modo, quanto menor for a constante de basicidade (Kb), mais fraca é a base em questão.
A base fraca mais conhecida é o amoníaco (NH3). ver tudo