Quais os princípios que norteiam a Qualidade Total
1) Satisfação do cliente: a satisfação do cliente é primordial e é a chave do sucesso de qualquer empresa. Em um mundo globalizado, é essencial que os fornecedores estejam preparados para atender os anseios dos clientes. Um cliente satisfeito é aquele que têm todos as suas especificações plenamente atendidas pelos fornecedores. Também é fundamental que haja o feedback dos clientes para que haja constante evolução nos serviços e/ou produtos fornecidos.
2) Gerência participativa: a abertura para ideias e sugestões dos funcionários, através da sinergia, pode mostrar melhores caminhos para o sucesso. A contribuição de diversos setores, além de fortalecer as decisões, é um grande fator de motivação entre os colaboradores. Alguns momentos, como a elaboração de procedimentos, no qual o executante pode participar como relator, devem ser exploradas ao máximo. A gestão participativa pode ser expandida também aos clientes, fornecedores, comunidade e acionistas.
3) Melhoria contínua: com o mundo globalizado, aonde as informações são instantâneas e os costumes e valores se alteram com dinamismo, as empresas devem buscar investir em melhoria contínua. Ações corretivas ou ações reativas não são suficientes – é essencial que ações preventivas sejam implementadas, inovações em produtos e/ou serviços devem ser buscados. Indicadores de desempenho auxiliam e apontam aonde estas ações podem ser eficazes.
4) Constância de propósitos: este principio deve estar presente em todas as etapas da Qualidade Total! Com o