calculo 1
a) O que são Raios Catódicos? explique o funcionamento da ampola de Crookes.
São luminosidades (feixes) produzidos por elétrons, quando uma ddp elevada é colocada entre dois eletrodos. Ampola de Crookes é uma espécie de recipiente a vácuo com duas placas metálicas ligadas a uma tensão, uma e ligada no polo positivo e a outra no negativo, quando a tensão entre os polos fica muito elevada os elétrons passam do polo negativo para o positivo, e quando colocado um anteparo entre os dois eletrodos, os elétrons se deparam com no meio do percurso causando um perfil sombreado na extremidade da ampola.
b) Explique o comportamento ondulatório do elétron –
De acordo com de Broglie os elétrons em certas situações apresentam propriedades ondulatórias, a intensidade de um feixe de elétrons espalhados apresentava máximos e mínimos típico do fenômeno de difração, o fenômeno de difração é um efeito típico da interação entre uma frente de ondas e um espaçamento com dimensões próximo ao comprimento de uma onda incidente.
2- Qual é a distribuição eletrônica completa do Titânio? Qual é o número quântico principal dos elétrons da sua camada de valência?
Ti => 1s² - 2s² - 2p - 3s² - 3p - 4s² - 3d²
4
3- Quantos prótons, nêutrons e elétrons existem nos isótopos do 92U235 e 92U237?
92U235 => 92 prótons, 143 nêutrons e 92 elétrons
92U237 => 92 prótons, 145 nêutrons e 92 elétrons
4- Qual é o raio atômico e o raio iônico do Cl? Explique com suas palavras a variação da dimensão do raio do Cl devido a seus estados fundamental e iônico.
Cl, raio atômico = 100 pm
Cl, raio iônico = 181 pm
No caso do cloro ele recebe elétrons em sua camada de valência, em uma ligação química, os elétrons se afastam ocupando um espaço maior e consequentemente forma um raio maior. Isso acontece porque, conforme o cloro recebe elétrons em sua camada de valência, a repulsão elétrica aumenta quando os elétrons se afastam