Calculo 1
O Cálculo Diferencial e Integral foi uma das criações mais importantes para o desenvolvimento da ciência. Sua construção pode ser considerada fruto do trabalho de muitos matemáticos ao longo de séculos, mas sua sistematização só veio no século XVII, por Newton e Leibnis.
Sua aplicação (singular, se for a aplicação do Cálculo) abrange diversas áreas da Física, Química, Biologia,Economia, Astronomia, Arqueologia, Medicina, até mesmo Psicologia e Ciências Políticas. Nesse contexto a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral assume um Papel importante na formação de vários profissionais.
O conceito básico sobre qual o Cálculo se apóia é o de Limites de função,e subsequente a noção de limite é usada na formulação das definições de derivada.
Desenvolvimento
O cálculo diferencial e integral aplica-se em diversas áreas do conhecimento, tem o papel de extrema importância, sendo porta para solução de vários problemas, a sua utilização no curso de engenharia civil estende-se a várias matérias como conhecimento fundamental pra seu desenvolvimento.
Em uma das suas aplicações mais avançadas como métodos de elementos finitos, também utilizando intensamente integração numérica, cálculo 2, física; mecânica, Física: Energia, resistência dos Materiais Avançado, tanto nas árias de estrutura, hidráulica, topográfica, geotécnica, isto sem falar em transporte, logística e otimização.
Na matéria resistência dos matérias o cálculo integral e bastante usado no cálculo de tensões e deformações causadas pelos esforços, no regime da elasticidade, e resoluções de problemas simples de dimensionamento, avaliação e verificações.
O Cálculo Diferencial e Integral é uma fonte de inspiração criativa e crítica, uma vez que atualiza a compreensão do fenômeno científico contribuindo de maneira expressiva para o resgate do conhecimento no campo da matemática e suas ramificações. (ÁVILA, Geraldo. Cálculo I. Rio de Janeiro: LCT/ EDU, 1978.)
Através do cálculo é possível