biossegurança
Biossegurança na perspectiva da equipe de enfermagem de
Unidades de Tratamento Intensivo
Biosafety in the perspective of nursing staff of Intensive Care Units
Bioseguridad en la perspectiva del personal de enfermería de Unidades de Cuidados Intensivos
Cátia Inácia BrandI, Rosane Teresinha FontanaI
I
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências da Saúde, Curso de PósGraduação Lato Sensu em Unidades de Terapia Intensiva - Adulto, Pediátrica e Neonatal. Santo Ângelo-RS, Brasil.
Submissão: 21-07-2012
Aprovação: 09-01-2014
RESUMO
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo investigar saberes e práticas da equipe de enfermagem sobre biossegurança em Unidades de Tratamento Intensivo, bem como identificar situações de risco biológico a que o trabalhador está exposto e a adesão das unidades à Norma Regulamentadora nº 32. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista e observação, no primeiro semestre de 2012, e o tratamento dos dados deu-se mediante análise temática.
O estudo permitiu verificar adesão parcial às normas de biossegurança por parte das instituições e profissionais pesquisados e a deficiência de discussões sobre o tema nos espaços de educação continuada. O fomento de iniciativas para a educação de práticas seguras e a atualização constitui-se como promotor de saúde, além da prevenção de exposições jurídicas pelas infrações sanitárias assim configuradas.
Descritores: Biossegurança; Saúde do Trabalhador; Cuidados Intensivos.
ABSTRACT
This is a descriptive study with a qualitative approach that aimed to investigate the knowledge and practices of the nursing staff about biosafety in Intensive Care Units, and identify biohazard situations to which the worker is exposed, and the units’ adherence to standard Regulating nº 32. Data collection was done through interviews and observation, in the first half of 2012, and the processing of