Príncipe Maquiavel
MAQUIAVEL
O PRÍNCIPE
Recanto das Emas
2009
FACULDADE DA TERRA DE BRASÍLIA
MAQUIAVEL
O PRÍNCIPE
Janderson Eduardo Oliveira Mendes
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica do curso de Administração da Faculdade da Terra de Brasília – FTB, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Profª: Kélita Farias
Recanto das Emas
2009
MAQUIAVEL, O Príncipe. Texto Integral. Tradução Ciro Mioranza. Ed.Escala. São Paulo. SP. 2˚ ed. Revisada.
Credencial do autor
CAPÍTULO I
DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODO PODEM SER CONQUISTADOS
O autor refere-se que todos os governos que tiveram e tem poder sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados, são conquistados com as armas de outros ou com as próprias mãos ou pela sorte ou virtude.
CAPÍTULO II
DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
O Príncipe passa por uma linhagem em que são bem menores as dificuldades de mante-lo no governo, saber governar de acordo com os costumes dos antepassados. Maquiavel esclarece que na antiguidade e continuidade do poder, são esquecidas as inovações e as mudanças feitas por outro.
CAPÍTULO III
POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU CONTRA SEUS SUCESSORES APÓS A MORTE DESTE
Maquiavel explica que os principados têm sido governados de duas formas, por um príncipe que têm como encarregados seus servos, por graça e concessão, faz com que o ajude a governar o Estado, ou por um príncipe e por barões que vem de linhagem antiga. Os Estados governados por um príncipe e servos, o príncipe é considerado a maior autoridade e os servos têm a maior dedicação. Aquele que tentar conquistar o poder, e vencer, terá facilidade em se manter no poder, mas aquele que perde a batalha e conquista o poder, terá dificuldades para com sues súditos.
CAPÍTULO IV
COMO DEVE SER GOVERNADOS OS PRINCIPADOS OU AS CIDADES QUE,