Calcule x..........................................................................
(Ilari, março de 2008)
O que são os v.d.?
Os verbos de dizer (verba dicendi) são todos aqueles que fazem referência á ação da fala, como falar, dizer, perguntar, responder, exclamar.
Aparecem tipicamente em textos nos quais se reproduz uma fala ou um diálogo, como é o caso deste exemplo, extraído de um livro que fez sucesso nos anos 1960, O Brasil para principiantes, do alemão Peter Kellemen. O diálogo em questão passa-se no Rio de Janeiro e envolve um imigrante alemão e o porteiro de um prédio de apartamentos
-- O senhor pode me informar quanto custa este apartamento de quarto e sala que está anunciado? – perguntei ao porteiro de um edifício recém-construído na avenida Nossa Senhora de Copacabana. -- Tem por 750, 840 e 920 mil cruzeiros – respondeu o porteiro, um rapaz nortista, encarregado do edifício. -- Como? Uns são de frente e outros de fundo? -- Não, são todos de frente. -- Existe alguma diferença de tamanho? -- São todos iguais, como três ovos. -- Já sei, a diferença é por causa dos andares; uns são mais altos e outros são mais baixos. Pareceu-me haver finalmente descoberto a razão daquela disparidade. -- Não senhor, são todos no oitavo andar, pegadinhos, iguaizinhos. -- Então não entendo. Qual a razão dessa diferença? Pode me explicar? -- Claro, doutor, esclareceu o nortista, -- os preços são diferentes porque os apartamentos pertencem a três donos diferentes.
Exemplos de verbos de dizer
Em português, dois verbos de dizer bastante comuns são falar e dizer. Podem ser usados indiferentemente em muitos contextos, mas não em todos. Note:
1) João falou que a passagem de ônibus custa trinta coroas. 2) João disse que a passagem de ônibus custa trinta coroas 3) João foi à reunião mas não disse nada 4) João foi à reunião mas não falou nada 5)