Cafe Fruto Grao Bebida
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Campus de Alegre – Alegre: ES
Boletim Técnico: CAFE: 01/12 em 27/03/2012 – www.agais.com
Café – fruto, grão e bebida1
Prof. Luís César da Silva email: luis.silva@ ufes.br
1.0 Introdução
A bebida café é consumida em vários países, sendo os maiores mercados os
Estados Unidos, Brasil e Alemanha. No entanto quanto ao consumo per capita, a
Alemanha lidera com 6,3 kg de café/habitante/ano, seguida pela Itália 5,7, França 5,4,
Brasil 5,3 e Japão 4,8.
Essa bebida é elaborada a partir do café torrado e moído, ou do café solúvel.
Normalmente, o café torrado e moído resulta da industrialização do café arábica, enquanto, o café solúvel do café conilon, também denominado café robusta. No entanto, as indústrias atentas as exigências dos consumidores podem elaborar “blends” de cafés arábica ou, de cafés conilon, tanto para produção de café torrado e moído como de café solúvel.
Empregando o café torrado e moído, os métodos mais comuns de elaboração da bebida são: filtragem, percolação, prensagem e pressão.
O método de filtragem,
difundido no Brasil, Alemanha e Japão, consiste na infusão do café moído em água a temperatura entre 80 a 90 °C, seguido da filtração em filtros de pano ou de papel.
O método de percolação é configurado nas cafeteiras italianas, que dispõem de três compartimentos: primeiro - deposito de água na base inferior; segundo - deposito de café moído; e terceiro - deposito da bebida na parte superior. Assim, quando a água é aquecida a temperaturas próxima de 80 °C, esta é forçada a percolar em sentido ascendente pelo deposito de café moído, extraindo a bebida que é deposita no compartimento superior da cafeteira.
O método de prensagem, empregado nos Estados Unidos, consiste na infusão do café moído em água aquecida em recipiente cilíndrico, em seguida é introduzida uma haste contendo um filtro na forma de disco na extremidade, que arrasta o pó molhado para base do recipiente, separando-o da bebida.
1
Artigo