ESTUDANTES trabalho de TP II cafe
INTRODUÇÃO 2
FORMAS DE PROCESSAMENTO DO CAFÉ 3
Lavagem e Selecção do café a Seco e Sua Calibração 3 Secagem 4 Recepção e Selecção do café 5
Calibração 5 Despolpagem e Ripasse 5
Fermentação 5
Lavagem 6
Secagem 6 Beneficiamento 6 Armazenamento do café 7
FABRICAÇÃO DO CAFÉ SOLÚVEL 8
Torrefação 8 Moagem 8
Extracção 8 Secagem 8
PROCESSAMENTO DE CAFÉ PROPRIAMENTE DITO EM BEBIDA 9 Separação da Polpa do Fruto do café 10 Obtenção do café verde pela via seca ou via húmida 10
Análise de Humidade 11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1.0 INTRODUÇÃO
O Café é uma planta nativa da Etiópia, país do leste da África - antiga Absínia. Estima-se que seja conhecido há mil anos no Oriente Médio, especialmente na região de Kafa, daí, certamente, o nome "Café". Contudo, o primeiro registo comprovado que se tem, data do século XV.
A partir do século XVII, o café tornou-se uma das bebidas mais consumidas no velho continente, passando a fazer parte definitiva dos hábitos dos europeus, apreciado por todos e consagrado por gente importante como J. Sebastian Bach, Voltaire, Rousseau, reis, nobres e muitas outras celebridades.
As duas espécies de café cultivadas no mundo são o Café Arábica (Coffea arábica) e o robusta (Coffea canephora). O Brasil é um dos países que produz âmbas espécies.
O arábica é o café mais fino e produz os grãos que contêm o mais requintado aroma e os mais intensos sabores. Toda a delicadeza, os variados sabores possíveis e as variações de corpo e acidez são encontrados somente no café arábica. Por isso, os cafés de melhor qualidade, bem como aqueles oferecidos nas mais refinadas cafeterias, utilizam somente combinações de café arábica.
O arábica tem grãos de cor esverdeada e é cultivado em regiões com altitude acima de 800 metros, é originário do Oriente (Etiópia, Yêmen), de onde resulta seu nome. Exige climas cuja temperatura média varia entre 15 á 22 º C.
O robusta é um café originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível